Dirigido por Juliana de Carvalho, o documentário São Sebastião do Rio de Janeiro – a formação de uma cidade, previsto para estrear no segundo semestre deste ano, reconstrói os quase cinco séculos de história da cidade do Rio de Janeiro.
Repleto de animações gráficas, o filme mostra, através de fatos históricos, a disputa que o homem travou com a natureza na transformação de um pequeno aglomerado em uma das maiores cidades da América Latina. Da fundação da cidade em março de 1565 à atual configuração urbana, passando por séculos que viram a cidade de expandir em direção ao mar, se desenvolver através das linhas ferroviárias e dos caminhos de bonde e ter parte de sua orla aterrada, o documentário se baseia em registros escritos, cartografias, pinturas e desenhos produzidos desde o século XVI.
Em entrevista para o G1, a diretor do documentário comentou: “Esse aglomerado urbano desde o início luta com a natureza para se instalar. Ele constrói, destrói, aterra, desterra, abre túneis... a chegada desses povos de fora, vindos da Europa, da África, junto com o índio que aqui já habitava, nesse sítio maravilhoso, cria uma cultura: a cultura carioca.”
Assim que mais informações sobre o documentário forem divulgadas, publicaremos em nossa página. Fique de olho!